Clientes insatisfeitos podem ser fonte de aprendizado para os negócios? Entenda

Notícias

Notícias

Clientes insatisfeitos podem ser fonte de aprendizado para os negócios? Entenda

Clientes insatisfeitos podem ser fonte de aprendizado para os negócios? Entenda

Clientes insatisfeitos podem ser fonte de aprendizado para os negócios? Entenda

Veja como aprender e melhorar sua empresa a partir de feedbacks negativos.

Coletar feedback de clientes é algo essencial para qualquer empreendedor que queira melhorar o negócio e ampliar as vendas, porém, muitos desses empreendedores precisam começar a dar mais atenção às críticas do que aos elogios que recebem.

Segundo o especialista financeiro e CEO da fintech TMB, Reinaldo Boesso, a maior fonte de aprendizado de um negócio são os clientes insatisfeitos. “É tentador para o ego dar atenção só para elogios, mas estar numa posição de conforto não deixa o negócio melhorar. É através de feedbacks negativos que é possível realizar mudanças que farão com que a empresa cresça”, explica.

O empresário ressalta que, na TMB, um dos valores da cultura interna é que se um cliente não fechar, a culpa é da empresa. “Isso faz com que, constantemente, a gente se obrigue a rever nossos processos, o discurso de vendas e até mesmo a solução que oferecemos. A partir das críticas percebemos se não conseguimos demonstrar valor suficiente na proposta apresentada ou se o cliente tem algum motivo que precisa ser um ponto de melhoria na solução que a gente oferece”, diz Boesso.

Confira algumas formas que podem ser usadas para pedir feedback dos clientes

Utilize Pesquisas Online

Ferramentas como Google Forms, SurveyMonkey e Typeform permitem criar pesquisas personalizadas para obter insights. “Você pode distribuir via email, redes sociais ou diretamente no site, e ainda pode oferecer incentivos, como descontos ou brindes, para aumentar a taxa de resposta”, sugere o CEO da TMB Educação.

Implemente Feedback em Tempo Real no Site

Use widgets de feedback, que aparecem em momentos específicos durante a navegação do usuário.

Monitore Redes Sociais

Utilize ferramentas de monitoramento de redes sociais, como Hootsuite ou Sprout Social, para acompanhar menções e comentários sobre a marca. “Não se esqueça de responder tanto elogios quanto críticas”, ressalta Reinaldo Boesso.

Realize uma análise dos dados

Avalie os dados e comentários recebidos por meio dos canais de atendimento ao cliente, como chat online, email e telefone; e identifique padrões comuns e problemas recorrentes que precisam ser resolvidos.

Fonte: Como clientes insatisfeitos podem impulsionar a melhoria do seu negócio (contabeis.com.br)

Notícias
×